JOSÉ, UM HOMEM DE COMPROMISSO


Há alguns dias, durante o devocional, mais uma vez me deparei com um dos homens mais importantes da história, mas, ao mesmo tempo, injustiçado e esquecido pela grande maioria. Contudo, todo projeto da salvação poderia ter sido inutilizado ou atrasado dependendo da sua atitude. Trata-se de José, filho de Jacó, pai do salvador Jesus.

É indiscutível que Maria tenha sido uma das maiores mulheres da história. Sua coragem, dedicação, abnegação, fé, amor, fidelidade a Deus, dentre outras características são modelos para todas as gerações. Contudo, se pensarmos na época, José foi a autoridade divina escolhida por Deus para cumprir o seu projeto salvador.

Deus não precisava apenas de uma matriarca, pois sozinha ela não tinha voz. Ele precisa de um patriarca a altura, alguém capaz de assumir sua posição como pai, marido e adorador. O Senhor precisava de um homem compromissado, com intimidade, capaz de encarar o preconceito e ser o cabeça da sua família.

Nas páginas das Escrituras, no início dos evangelhos, encontramos este homem. Segundo os relatos, era um homem fiel, temente a Deus, honrado e que tinha intimidade com Deus. Se analisarmos bem, Deus aparece a Maria, entrega-lhe a missão de ser mão do Messias, mas depois toda a história se baseia na confirmação da escolha através de José.

O pai terreno de Jesus não era apenas um carpinteiro, mas um profeta que sabia ouvir a voz de Deus e obedecê-la. Quando Maria se encontrou grávida, ele ouvi do Senhor a confirmação dos fatos; quando perto do nascimento do menino, ele se muda para o local onde ele deveria nascer; quando os magos vão embora, José tem a revelação de mudança para o Egito; após a morte de Herodes, seu coração mais uma vez ouve a voz divina e volta para Israel.

José foi um homem que soube ouvir e obedecer à voz divina, compromissado com a sua missão, mesmo que esta o confrontasse em relação a sua vontade. Ele foi um modelo de como honrar o seu compromisso com o Deus, com a família e com a humanidade e com o propósito divino para a sua vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP TRÊS DA SEMANA

SIGA O BLOG