04 janeiro 2019

APRENDENDO NOVAS ATITUDES EM MEIO AS ADVERSIDADES


A vida é feita de relacionamentos, estes são motivados por encontros, onde expressamos sentimentos e, com altíssimas possibilidades, tais encontros podem ser marcados por discordâncias. Afinal, em um relacionamento existem, pelo menos, duas pessoas pensando e desejando coisas completamente diferentes.

Mesmo aqueles que decidiram, por algum motivo, caminhar sozinhos, em algum momento terão que se relacionar com alguém. Seja para realizar uma compra, receber uma carta, pagar uma conta, etc.

Nesta dinâmica social de encontros, reencontros e desencontros é possível que as pessoas cometam deslizes que levarão o outro a sentir-se ofendido. Quando se reuni em um mesmo lugar indivíduos completamente diferentes, com pensamentos totalmente discrepantes e maneiras de agir e reagir distintas, isto pode trazer conflitos.

Se pensarmos bem, os conflitos fazem parte da vida e são fundamentais para o desenvolvimento saudável dos relacionamentos. Basta pensarmos que eles são apenas oportunidades para realização de ajustes, imprescindíveis para a salubridade de uma relação (seja ela amorosa, de amizade, profissional, religiosa, etc.).

O verdadeiro problema não está nos conflitos. Mas na maneira como cada pessoa reage diante deles. Por exemplo: um casal que discorda da maneira como as finanças familiares são geridas tem, pelo menos, duas oportunidades pela frente:

1) utilizar a dissonância de pensamentos para crescer, buscando aqui uma conciliação, ajuda profissional ou de conhecidos;

2) Deixar que este problema se agrave, interfira na relação e produza sentimentos tóxicos que, se não forem tratados, levarão a uma convivência ruim ou ao fim do casamento.

Como já dissemos acima, o problema não está nos conflitos, mas na maneira como reagimos diante deles. Nossas atitudes no momento da crise é que produzirão o combustível necessário para vencermos ou sucumbirmos diante da adversidade.

A única forma de mantermos os relacionamentos saudáveis é aprendendo com os conflitos, eliminando tudo aquilo que seja tóxico para a relação e valorizando os novos comportamentos, adquiridos neste processo. Quando agimos desta maneira, estamos estabelecendo um parâmetro de atitudes capazes de manter os relacionamentos saudáveis.

Lembre-se: os problemas são apenas oportunidades de aprendermos novas maneiras de agir. 

Pense sobre isto!



Leia também:


👉 Ir Além
👉 A vida é Feita de Sonhos
👉 O Valor dos Relacionamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A BASE DA FÉ