08 setembro 2018

VOCÊ PODE


Desde crianças somos “adestrados” a não ousar: “não suba aí!”; “você não pode fazer isto, se não vai cair!”; “Olha! Se continuar vai perder seu brinquedo!”; “No quarto escuro tem um homem mau que vai pegar você!”...

São inúmeras as frases que ouvimos ainda na tenra idade com intuito de nos fazer deixar de fazer alguma tarefa, mas que tem um poder indiscutível de castrar a ousadia, o aprendizado e a inovação.

É bem verdade que nenhum educador tem esta intenção. O desejo é apenas proteger a criança de algum acidente. Na maioria das vezes, estas frases são também reproduzidas, são crenças pré-estabelecidas. Elas já foram aprendidas e a pessoa está apenas reproduzindo um modelo educativo com viés negativo que aprendeu.

Entretanto, tudo aquilo que fora aprendido na infância continua sendo reproduzido no presente. Em muitos momentos a pessoa não sabe o porquê de tanto medo em arriscar. Ela nem imagina que isto já está impresso em seu “HD” e está apenas reproduzindo, automaticamente, um modelo que se resume na frase: “Você não pode fazer isto!”, que decodificado pelo cérebro é entendida como: “Você não pode!” ou “Você não é Capaz!”.

A única maneira de se libertar destes pensamentos negativos é criando novas crenças, com novos pensamentos dizendo: “Você pode!” ou “Você é capaz!”. É claro que isto não é fácil. Provavelmente será necessário mudar a forma de pensar.

Alguns conseguem fazer esta modificação sozinhos, uma grande maioria necessitará da ajuda de um profissional, mas ninguém pode anular a ideia de transformar  sua forma de pensar sobre si mesmo.

Para começar este processo é indispensável reconhecer quais são suas crenças limitantes, denunciá-las e começar este processo de transformação no modo pensante individual.

Você não precisa viver as margens do sucesso. Mude sua mentalidade e transforme sua vida. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2).

Quais as frases limitantes você já ouviu e não estão inseridas neste texto? Deixe-as abaixo nos comentários!

Leia também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCONFORMADOS COM O QUASE