11 setembro 2018

NEM SEMPRE O CAOS É RUIM


Normalmente, vemos o caos apenas como algo devastador, ruim e com conseqüências catastróficas. Porém, ele tem sido um grande instrumento para o crescimento e desenvolvimento humano.

Para compreender isto, a priori é necessário observar que nem sempre o caos precisa ser algo devastador, mas apenas algo capaz de “bagunçar” nosso esquema e tirar da zona de conforto. Nesse sentido, qualquer coisa incomum e disruptiva pode ser considerada um caos.

Os acontecimentos caóticos têm o poder de produzir transformação, readequação e superação. Eles atuam, justamente, eliminando as barreiras da zona de conforto e abrindo o campo de visão para novas possibilidades, além de abrir a mente para a inovação.

Vide a quantidade de pessoas que têm empreendido em nosso país em meio a esta crise. Aliás, toda inovação nasce de um ambiente caótico, visto que elas surgem para resolver um problema.

Dessa forma, qualquer coisa capaz de mexer na dinâmica da zona de conforto pode ser benéfica, tudo dependerá da maneira como recebemos, analisamos e reagimos ao novo.

Vejamos da seguinte maneira: um casal está feliz, completamente acomodado com a vida a dois, tudo organizado, até o momento em que descobrem não serem mais dois e sim três, afinal, terão um bebezinho.

No momento da descoberta uma avalanche de pensamentos e sentimentos invadem o casal. “Coisas do tipo: será que estamos preparados?”; “O que vamos fazer agora?”; “Os gastos vão aumentar, será que daremos conta?”; “Que cor vai ser o quarto?”; “Menino ou menina?”.

Outro exemplo clássico de caos ocorre quando alguém entra ou sai de nosso setor de trabalho. Neste momento as incógnitas são inúmeras e podem ser recebidas de formas diferentes. Existem aqueles que vêem como oportunidade de crescimento, alguns sucumbem a pensamentos degradantes e perdem o estímulo.

O que dizer de uma promoção? Ser promovido, por mais desejado que seja, é um acontecimento caótico, pois tira da zona de conforto e produz, querendo ou não, algum tipo de ansiedade com a nova tarefa.

Enfim, nem sempre os acontecimentos são apenas caóticos no sentido de destrutivos. Na grande maioria dos casos podem ser grandes oportunidades para sair da zona de conforto e crescer.


Não esqueça de deixar o seu comentário!


Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCONFORMADOS COM O QUASE