01 junho 2018

COTIDIANO DE SUPERAÇÃO


Confesso que enquanto meditava para poder escrever este artigo, minha mente divagou entre os inúmeros personagens conhecidos que se tornaram os grandes modelos de superação.

À medida que buscava cada um deles em minha memória, a fim de escolher aquele que seria o mais adequado para colocar neste texto, me deparei entre dois caminhos distintos: falar sobre o seleto grupo dos “grandes superadores” ou discorrer sobre a massa que vive um cotidiano de superação.

Nesta última classe se encontram pessoas comuns, como eu e você. Gente que está longe de se tornar um esportista de alto desempenho, mas que vive uma constante avalanche de superação todos os dias.

Pessoas como aquele marido, que surpreendeu a esposa ao chegar em casa mais cedo e trocar aquela velha lâmpada queimada; ou aquela esposa que decidiu superar-se e fazer o prato predileto do marido; quem sabe do filho que arrumou o quarto sem ninguém pedir ou daquele seu funcionário, que mudou de postura e está despontando como uma das grandes surpresas da companhia.

Por falar em cotidiano, filhos pequenos estão sempre a nos surpreender não é verdade. Imagine você: de repente chega na sala e aquele cotoquinho de gente está de pé, dando seus primeiros passos, tirando de você a oportunidade de gravar este momento ímpar. E como se não bastasse, quando você se lembra de gravar ele lhe olha, dá um sorriso sarcástico e se senta, como se estivesse esperando tal momento há meses.

É possível que neste momento, enquanto você lê está matéria, alguém esteja na sua frente, fazendo algo que seja capaz de lhe surpreender.

Infelizmente, passamos a maior parte do tempo procurando motivação na superação extraordinária de uma pequena minoria e nos esquecemos de admirar o cotidiano de superação daqueles que estão a nossa volta e, porque não dizer, nos esquecemos dos nossos próprios “pequenos” momentos de superação.

Portanto, celebre cada conquista. Alegre-se e seja grato por poder viver superando a si mesmo todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEVEL UP