08 março 2018

OS TRÊS ELEMENTOS DA CUMPLICIDADE


A cumplicidade é um dos elementos mais importantes do relacionamento. Ela indica o nível de intimidade, de respeito e, principalmente, conivência entre as partes. Estes três elementos são primordiais para o bem estar de todos os relacionamentos.

1) Primeiro elemento da cumplicidade: a intimidade.

É impossível que uma relação - seja ela amorosa, de amizade, familiar, etc. - subsista sem que as pessoas envolvidas estejam dispostas a estreitar os laços e ficarem cada vez mais íntimas. Relacionamentos superficiais tendem a uma ruptura abrupta rapidamente.

2) Segundo Elemento da cumplicidade: o respeito

Outro fator indispensável, que faz parte da cumplicidade, é o respeito. Se observarmos bem, a maioria das relações terminam por falta de respeito. Vejamos estes exemplos: 1) O casal que começa a brigar, utilizando palavras de baixo calão e humilhando o cônjuge; 2) O amigo que começou a fazer brincadeiras de mau gosto com o outro e deixou a relação “insustentável”.

3) Terceiro Elemento da Cumplicidade: a conivência

O terceiro elemento, e talvez mais importante elemento da cumplicidade, é a conivência. Embora muitas pessoas só observem o sentido negativo, ela é muito mais do que apenas fechar os olhos para o erro, pois aponta para o nível de tolerância que ambas as partes precisam adquirir. 

Uma pessoa tolerante é aquela que possui disposição e paciência para saber lidar com as opiniões, mesmo que estas sejam opostas às suas. Isto nada mais é do que aceitar a pessoa com suas qualidades e defeitos, sem deixar que os últimos destruam a imagem que se tem do outro.

Em um mundo cada vez mais egoísta, estar disposto a construir um relacionamento saudável através da cumplicidade tem se tornado cada vez mais difícil. Todavia, quando nos dispomos a aceitar o outro como ele é, abrimos as portas para o estabelecimento de relações profundas e duradouras.

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus 7:12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROFISSIONAIS HUMANOS